Geraldo Guimarães

 ´ Foi com pesar que recebemos a noticia da desencarnação do amigo Geraldo Rodrigues Guimarães, grande orador e conhecidíssimo divulgador da Doutrina Espírita pelo rádio e televisão. O retorno de Geraldo à pátria espiritual ocorreu nesta segunda-feira, 11/01/2010, às 14hs, tendo como causa Insuficiência Múltipla dos órgãos ´.  Essa foi a noticia que os espíritas  tiveram em janeiro de 2010, e entristeceu a todos, mas com certeza ele foi recebido, por muitos amigos na pátria espiritual.

O corpo de Geraldo foi sepultado às 14hs  no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro,  Geraldo estava doente desde o inicio de dezembro de 2009. Tendo ocorrido insuficiência renal foi internado na UTI do Hospital Estadual Alberto Torres onde passou por hemodiálises e tendo permanecido o tempo todo em estado de coma até o óbito. Muito conhecido por todo Brasil e principalmente no Rio, o velório de Geraldo, teve uma verdadeira multidão que comportava representantes de diversas Casas Espíritas. Nos meados da década de 1960 residiu por algum tempo na cidade de Araçatuba, SP. Casou- se com a não menos conhecida oradora Ana Jaicy Guimarães, uma jovem que conheceu durante a XVI COMBESP, na cidade de Anápolis, GO. Em Araçatuba Geraldo e Ana Jaicy fundaram a Mocidade Espírita Amélia Rodrigues, departamento da União Espírita Paz e Caridade, no dia 14/11/1965. Por pequeno lapso de tempo Geraldo dirigiu a União Municipal Espírita de Araçatuba. Geraldo e Ana se casaram no ano de 1966 e nesse mesmo ano se mudaram para o Rio de Janeiro. E a tese de que filho de peixe, peixinho é, pode ser verdadeira. E nesse caso funcionou, dizemos isso da palestrante  Anete Guimarães que recebeu informação genética da mãe e do pai e informações espirituais, dessa Doutrina de Jesus que esclarece, ilumina. Geraldo é conhecido no Brasil inteiro, bem como no exterior, porque sempre foi um dos palestrantes escolhidos para falar nos grandes eventos, haja vista a sua cultura espírita, a sua oratória e a sua história como trabalhador espírita dedicado, durante várias décadas, inclusive como membro do Lar Fabiano de Cristo, onde vinha atuando, nos últimos anos, com dedicação integral.
Atuou no campo da divulgação doutrinária há mais de 45 anos, desde a juventude. Foi um dos coordenadores do programa espírita de televisão, "Despertar de Um Mundo Melhor", patrocinado pelo Lar Fabiano de Cristo e pela CAPEMI, exibido na TV Educativa do Rio de Janeiro para todo o Brasil, durante uma hora, todos os domingos de  manhã.